sexta-feira, 28 de março de 2008

A Radioterapia

Hoje estive no Instituto de Radioterapia São Francisco para consulta com Dr. Miguel Torres T. Leite. Medico renomado, gentil e competente. Ele perguntou sobre meu estado atual, como estou me sentindo após a quimio e disse que os efeitos colaterais que ainda me acompanham cessarão em breve (dormência nos dedos, dores musculares que incomodam bastante, inchaço nas pernas e cansaço). Espero que sim. Mostrei exames de sangue e ele, quando viu o número de leucócitos segmentares ( 3400mm³ ) , disse que estou apta a começar a radioterapia dia 31/03 e que serão 33 sessões. Cada sessão demora de 5 a 15 minutos. Aproveitei e tirei todas as dúvidas sobre o tratamento e ganhei um livreto informativo que muito me ajudará. Examinada, ganhei algumas marcações na mama. A tinta especial para a pele é americana e requer alguns cuidados. Num país tropical de muito suores como o Brasil, deve-se evitar banhos quentes que eu adoro e a boa bucha que amo. Também terei que usar loção hidratante de boa qualidade sobre a mama. após as sessões. Dr. Miguel, revisando todos meus exames desde a cirurgia, afirmou que farei a radio com muita tranqüilidade e que um conjunto de fatores me levam para a cura total. Estou imensamente feliz e animada.

Comentei com ele a reportagem publicada na revista médica "The Lancet" onde, especialistas britânicos consideram que a diminuição do número de sessões de radioterapia, contrabalançada pelo aumento em sua intensidade, pode ser igualmente efetiva no controle do câncer de mama em relação aos tratamentos atuais. Ele concordou, disse estar ciente da pesquisa e, que o resultado satisfatório em pessoas mais idosas já faz parte da rotina da clínica mas, que no meu caso, por ser grande ainda minha expectativa de vida, prefere ainda o tratamento atual.

Com fé em Deus, em mim mesma e na medicina, vencerei mais essa etapa do meu tratamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

A vitória final está próxima. Muita pressão psicológica, incômodos, dores. Vaidades femininas adiadas. O tempo por vezes lento. Mas você de pé. Frente à frente com o destino. Medicina, pessoas dedicadas, paciente comprometida com a cura, fé no Pai, luz e brilho no horizonte. Você vai sorrir no final.....bjs....