quarta-feira, 16 de abril de 2008

A Radioterapia - parte 3

Foram 16 longos dias de espera. Ontem à noite, quando cheguei ao Instituto senti uma tristeza imensa, há muito controlo minhas emoções, mas por saturação não agüentei e desabei em lágrimas. Marisa, uma das técnicas, abraçou-me e consolou-me. Fui então, encaminhada à sala de rádio para tirar algumas radiografias necessárias aos cálculos e controle do tratamento. Posicionada numa cama especial, tive a mama novamente demarcada com corante especial. Sozinha e completamente imóvel esperei por alguns minutos o aparelho de rádio bombardear a área do CA. Procedimento rápido e indolor, monitorado na ante-sala, pelas técnicas. Liberada, sai da sala emocionalmente mais abatida. Fragilidade - sensação terrível! Coração apertado, parecia que eu ia explodir. Novamente fui consolada, desta vez por meu irmão Renato, que me esperava na sala de espera. Conversamos durante todo percurso de volta para casa e eu me acalmei. Depois, sozinha e em preces recuperei as forças e a fé. Lembrei do mestre Jesus e de todas as pessoas que em situações mais adversas que a minha, fraquejaram, caíram e se levantaram durante suas Vias Sacras. Amanhã será um novo dia, com certeza estarei melhor!

Um comentário:

tarciso disse...

Pesquisando sobre efeitos colaterais do tratamento para informar a uma colega de trabalho em vias de sua segunda sessão de químio, acabei por descobrir seu site que será muito elucidativo para ela além de agregar esse forte aspecto testemunhal.
A vulnerabilidade humana nos acompanha no dia a dia e se manifesta concretamente nas enfermidades, nas perdas, nas angústias experimentadas. Cada um a seu modo, não há quem não tenha passado por situações de fragilização emocional e física. Em meu caso, alguns anos atrás tive o diagnóstico da Doença de Chagas e mesmo assintomático me vi lançado num vulcão de memórias relacionadas a diversos entes muitos queridos meus que haviam sucumbido sob tal enfermidade. Em certa medida, pois, consigo compreender o impacto causado por um diagnóstico, um tratamento médico e seus efeitos colaterais. A solidariedade flui e junto o meu desejo de manifestá-la para transmitir ao menos alguma força que se adicione ao seu universo familiar tão calorosamente retratado. Creio que vivendo um dia de cada vez e somando uma superação a cada novo desafio se alimente aquela perspectiva feliz das vitórias memoráveis!