segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Quimioterapia - 1ª Parte

Hoje é dia de Maria, ou melhor da "Quimioterapia", muito sofrimento e nenhuma alegria!

Sai da minha 5ª sessão de quimioterapia. Serão oito ao longo do meu tratamento. Nas quatro primeiras sessões, a medicação levou em média 110 minutos para ser ministrada via endovenosa. Entre todas as sessões, faz-se necessário manter um intervalo de 21 dias e realizar um novo exame de sangue antes da próxima quimio. No hemograma verificam-se as taxas de plaquetas, leucócitos e creatinina. Apresentei leucopenia ( redução de leucócitos segmentares ) antes da 2ª e 4ª sessões e tive que aguardar por mais quatro dias o aumento progressivo e satisfátorio dos leucócitos para voltar a receber a medicação. Os medicamentos quimioterápicos ao destruírem as células do CA, por tabela, acabam também atingindo as células normais e sadias do meu corpo. Por isso, após cada sessão sofro com os efeitos colaterais. Alguns remédios são ministrados antes, durante e após a quimioterapia para aliviar os sintomas. Durante as quatro primeiras sessões, fiquei em média 05 dias passando mal e a recuperação sempre ganhava forças na metade da segunda semana.

Os principais efeitos colaterais com os quais tive que conviver e vencer foram: enjôos, náuseas, azia, fadiga, anemia, fraqueza muscular, queda de cabelo, dores de cabeça, suspensão do ciclo menstrual, olhos secos, irritação na garganta, aftas, língua branca, áspera e amarga, densa salivação, gengiva esbranquiçada e dolorida, constipação intestinal, odor de remédio exalando pela pele, suspensão do ciclo menstrual e o ganho de irritáveis ondas de calor. Não fiz vômitos e não perdi o apetite. Impressionante, venho brincando que meu maior pecado capital - a gula - tem me salvado, rrsss. Sempre fui bom garfo e sinto o maior prazer em comprar, preparar, degustar e maravilhar-me com as cores, sabores e formas dos alimentos. Não deixo a peteca cair, faço a festa, fortaleço-me em Deus e em todas suas bençãos sobre mim.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou iniciando meu tratamento. Fiz a quimioterapia pela primeira vez. Fico aflita e procurando

Anônimo disse...

Oi!!! terminei minhas quimio dia 25 de março, tbm tive um CA de mama, tirei toda a mama, tive todos os desconfortos... mas agora estou bem, finalmente... mas temos que vencer e a nossa boa vontade e a nossa vontade de curar é muito importante. sou Roslei Margarete Otto - Pelotas -Rs