sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Quimioterapia - 3ª Parte

Ontem, dia 24/01/2008, recebi a 6ª sessão de quimioterapia.

Minha mãe tem me acompanhado a todas sessões com total e irrestrito apoio. Sempre que chegamos à clínica, somos bem recebidas e rapidamente atendidas pelos funcionários uniformizados e informatizados. Todos sempre gentis e simpáticos. Encaminhada até a balança, tenho o peso anotado no prontuário e sigo para a consulta clínica com o Dr. Amândio no 5º andar do prédio.

A Clínica, de construção moderna, é bem decorada, extremamente limpa, organizada e confortável (salas de espera com tvs, lanchonete , bebedouros. Os consultórios, as enfermarias e os banheiros são amplos, claros, bem ventilados, bonitos e agradáveis). A clínica transmite Saúde, Vida e Luz. Nunca entrei ou sai deprimida dali. Em seus elevadores, duas carinhas risonhas completam a harmonia do lugar "Sorria, aqui você está sendo cuidado".

Dr. Amândio é um grande profissional. Sempre risonho abraça-nos carinhosamente e faz brincadeiras para relaxar nossa tensão e aliviar nossa dor frente ao tratamento. Faz perguntas, responde outras , completa o exame clínico e anota as informações e avaliações em meu prontuário. Sigo para a enfermaria no 2º andar.

A enfermaria sempre lotada de pacientes, deixa claro o quadro crescente da doença e declara que ninguém está longe de contraí-la. Ricos, pobres, crianças, homens e mulheres de todas as idades e etnia fiquem atentos, por favor. O CÃNCER TEM CURA SE DIAGNOSTICADO PRECOCEMENTE ! ! !

Vários são os tipos e estágios do tratamento quimioterápico. Alguns pacientes recebem medicação por horas e dias. Uns se apresentam fortes, outros mais abatidos, porém é grande a fé no tratamento e a maioria luta bravamente. Desde que comecei a quimio, prefiro receber a medicação deitada e tenho podido fazê-lo. Minha filosofia de conforto é "se posso sentar-me porque ficar em pé e se posso deitar-me porque ficar sentada.". Instalada na cama do Box 8, recebi a medicação por 3hs e fui acompanhada de perto pelo grupo competente e atencioso de enfermeir@s (Mário, Gilda, Ângela,Dolores entre outr@s).

Desta vez, não apresentei nenhuma reação alérgica e nenhuma tensão que sobressaltasse meu estado de paz. Incrível, como é possível sentir-se bem em qualquer circunstância da vida! Sempre acreditei que o sujeito é mais importante que o objeto, daí meu olhar 360º. Carecas e não carecas, juntos aos familiares vão contando caso, chorando, sobrevivendo e até mesmo caçoando da doença. A dor é como raiz que cresce sob solo fértil, mas que sobre superfície luminosa, seca rapidinho.

Eu fiz minha escolha!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bonita sua história.
Estou para iniciar uma quimioterapia devido a um cancer na mama. estava triste até encontrar vc na net. Estava insegura e preocupada porque iria ficar careca. Mas agora, me sinto mais segura de min e com mais força para eu lutar.